PESQUISAS PELOS NOMES

Pesquisas pelos nomes: Respondendo à um Melges americano, em especial sobre as pesquisas nos Estados Unidos da América do Norte: Existem muitos problemas antigos que atrapalham nossas pesquisas:

Introdução

Muito embora os Estados Unidos sejam pródigos em ter mantidos os relatórios de imigração como também os censos americanos, e depois ter disponibilizado tais informações pela internet, o que permite as pesquisas pelos nomes, as informações apresentadas principalmente nos Censos americanos registram os nomes das pessoas, bem como as suas origens de outros países, sem muita qualidade/fidelidade, e isto ocorreu por vários problemas na hora da coleta de informações o que provocou variação dos nomes e variação de nacionalidade, principalmente pelos seguintes fatores:

  • No caso dos estrangeiros, quando o atendimento não foi feito pela própria pessoa [chefe de família], mas sim por um colega ou um funcionário.
  • Nem sempre a pessoa que atendeu o censo sabia qual era o nome correto em função dos estrangeiros com nomes de pronuncia difícil terem “americanizado os nomes e por vezes os sobrenomes”.
  • Quanto à nacionalidade correta, era comum misturar [confundir] alemães com suecos, ou ainda com poloneses, dependendo da grafia e da pronuncia dos nomes, e também dependendo do navio em que tinham chegado aos EUA, ou ainda, da forma como se referiam ao seu estado de origem, como, por exemplo, alemães, alsacianos, húngaros, franceses, e isto ocorreu porque naquelas épocas era muito natural que as divisas dos países ou principados sofressem mudanças em função das ocupações por guerras ou interesses políticos.
  • No caso dos alemães, a mesma pessoa possuía um nome extenso, um nome resumido [ou abreviado] para facilitar a comunicação, ou ainda no ambiente familiar era chamado pelo primeiro nome e no ambiente externo pelo segundo nome, como por exemplo John Adam [João Adão].

Por exemplo: Julius A. Melges, pode ter sido conhecido como August Melges, ou somente A. Melges, ou ainda Julius Melges. No caso do Johann Adolph Gottlieb Melges, ele é encontrado em várias fontes como Adolph Gottlieb Melges, ou ainda como Gottlieb Melges, ou Johann Gottlieb Melges, ou Johann Melges.

  • Assim, dependendo de quem atendeu o recenseador, se era uma pessoa da família, ou um empregado, ou um patrão, ou um conhecido, a QUALIDADE e FIDELIDADE das informações eram diversas à cada censo.
  • Recapitulando, esta variação é pelo fato de que, para os alemães, em cada ambiente, ele usa uma determinada parte do seu nome. Dentro de casa, ou com os parentes e com os amigos mais próximos, ele poderá ser simplesmente o Johann. Na rua, ele poderá ser Adolph, dentro de um grupo de amigos, ele poderá ser apenas Melges, ou ainda J. Melges, e assim por diante. Por isto as maiores referências acabaram sendo F.G. Melges.

Estudando seu caso

No caso da sua ancestral Lina e seu marido Fred, o nome de ambos foi reduzido e acabou sendo conhecida por uma forma que os americanos tinham facilidade de pronunciar, pelo diminutivo.

Florentine Caroline Charlotte “Lina” Milse ou Von Nilsi Melges

Nascida em junho e 1837 em Lippe, Germany, e residiu em New Ulm, Brown, Minnesota, USA.
Casamento: 30 de Jul de 1865 – Evangelisch,Leopoldshohe,Lippe,Germany, tendo por marido: Friedrich Gottlieb Melges
Filhos: Wilhelmine Melges, Emma Melges, Julia Melges, Julius Herman Melges, Gustav August Melges, Albert C. Melges, Otto Carl Melges, Frederick W. Melges
Chegou aos Estados Unidos em 16.09.1865 em Nova York pelo navio Emilie.
Primeira profissão: keeping house.

Friedrich Gottlieb or FG or George Fred Melges

Foi também conhecido como Fredrik Geo, Frederich G Melges Friedrich Gottlieb Melges
Nascido em 01.03.1830 [ou em 1827] em Lippe, North Rhine-Westphalia, Germany, e falecido em 10.04.1905
Profissão: Works In Flour Mill – Owned bakery – talvez fabricante de farinha e depois, dono de padaria [o que é confirmado com informações que eu tive com uma parente sua Joni]
Casamento: Cônjuge: Florentine Caroline Charlotte Milse – 30 de Jul de 1865 – Evangelisch,Leopoldshohe,Lippe,Germany
Filhos: Julius Herman Melges, Frederick W. Melges, Albert C. Melges, Otto Carl Melges, Gustav August Melges, Emma Melges, Wilhelmine Melges, Julia Melges

Conclusão

Veja que, analisando as duas informações podemos notar disparidade dos nomes, mas em todas as fontes que consegui pesquisar, muito embora os nomes tivessem alterações, eu consegui encontrar as mesmas informações adicionais em relação à quando chagaram aos EUA, nome dos filhos, a localidade de onde saíram na Alemanha: Principado de Lippe, etc.

Estes acontecimentos acabam por dar mais trabalho ao genealogista, que precisa garimpar, coligir, comparar e concluir, antes de relatar, e acima de tudo, manter registros das fontes pesquisadas.

No caso do meu bisavô, John Adam [João Adão] isto também ocorreu, e ele acabou ficando conhecido apenas como Adão Melges, muito embora o nome de batismo dele seja composto de duas palavras.

Uma das razões que também alteravam o nome é em função da PRONÚNCIA, pois em cada região da Alemanha se falava um alemão diferente [basicamente 3 variações principais] e depois existiam-existem os dialetos. Nesta história dos dialetos, existia a influência da grafia que poderia variar, e principalmente a forma de pronunciar. Leia um artigo produzido por um genealogista lá do Rio Grande do Sul que ilustra muito bem o assunto, de forma extensa sobre esta problemática.

Pretendo dentro de algum tempo terminar a minha tese sobre a ligação ou não entre os Melges americanos e os Melges brasileiros, os quais se originaram de regiões diferentes, porém existem Melges que são de cidades com pouca distância de Briedel, os quais em nunca consegui encontrar a ligação ao meu ramo familiar pela descendência dos pais.

Assim, ao pesquisar nas bases americanas, é importante que a cada nome semelhante que estejamos pesquisando, consigamos fazer a amarração de um casal, e se possível, amarrar também com o nascimento, casamento ou óbito de um filho, ou de um irmão.

Somente desta forma conseguimos uma comprovação mais forte sobre as pessoas que incluímos nas nossas árvores genealógicas, pela pesquisas pelos nomes.

Walmir da Rocha Melges – 07.09.2017

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

©2018 Todos os Direitos reservados: Melges

NEWSLETTER

Inscreva-se para receber nossa newsletter...

Esta informação nunca será compartilhada!

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?